Meio Circulante

  1. A Casa da Moeda do Brasil (CMB) compra, troca ou avalia moedas antigas ou comemorativas ?

    Informamos que a Casa da Moeda do Brasil (CMB) apenas fabrica, com exclusividade, o dinheiro nacional para o Banco Central do Brasil (BACEN), que é o órgão federal responsável pela emissão, distribuição e controle do meio circulante.

    Acrescentamos que a CMB não compra, troca ou avalia cédulas e moedas antigas ou comemorativas. Sendo assim, sugerimos consulta aos sítios sobre colecionismo ou comerciantes numismáticos.

    Para obter maiores informações sobre o dinheiro nacional, recomendamos consultar o sítio do BACEN sobre:


  2. Como funciona a venda de moedas comemorativas pela Casa da Moeda do Brasil?

    A Casa da Moeda do Brasil mantém, desde 1977, um Clube que congrega pessoas interessadas em colecionar medalhas. É o Clube da Medalha do Brasil, que possui como principal objetivo, difundir informações sobre a numismática no Brasil.

    As moedas comemorativas também podem ser encontradas nos sítios do Banco do Brasil (BB) e do próprio BACEN.

    As moedas comemorativas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos – Rio 2016 também podem ser acessadas no sítio do BACEN. Conheça a relação das moedas e veja como adquirir.


  3. Observa-se a falta de moedas no mercado. Diante desse cenário, como conseguir moedas para fazer troco no comércio ?

    Informamos que a Casa da Moeda do Brasil (CMB) apenas fabrica, com exclusividade, o dinheiro nacional para o Banco Central do Brasil (BACEN), que é o Órgão Federal responsável pela emissão, distribuição e controle do meio circulante.

    Para obter informações, sugerimos consultar o sítio do BACEN: