Perfil

Eduardo Zimmer Sampaio, Presidente (PRESI)

Administrador com ênfase em finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, com MBA Executivo Empresarial pela Fundação Dom Cabral – FDC. Possui diversos cursos de educação continuada, dentre eles Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais no INSEAD/França, Fusões e Aquisições – M&A e Reestruturação de Empresas pelo INSPER.

Profissional com mais de 20 anos de experiência em siderurgia e metalurgia e mercado financeiro. Larga experiência em gestão e desenvolvimento de equipes de alta performance.

Atua há mais de 15 anos em cargos de direção, tendo exercido funções de diretor financeiro, diretor geral, CEO e conselheiro fiscal de empresas.

Associado honorário do Instituto de Estudos Empresariais – IEE.

Acesse o currículo completo no Linkedin

Cláudio Tavares Casali, diretor de Operações (DIOPE)

Oficial da reserva do Exército Brasileiro desde 2018 onde exerceu a atividade profissional por 34 anos.

É Doutor em Ciências Militares e realizou diversos cursos atinentes a carreira militar.

Comandou o 25° Batalhão de Infantaria Paraquedista e a Escola de Paraquedistas. Coordenou a certificação aeroterrestre da aeronave EMBRAER KC-390.

Trabalhou no exterior no Haiti/ONU e em Portugal, como Assessor Militar da Embaixada brasileira.

Autor de diversos artigos e dos livros “A FEB em Lisboa: a célebre passagem das tropas brasileiras em Portugal” e “Anos de chumbo contra chumbo”.
É Administrador com curso de extensão em compliance na PUC/Rio. Está na Diretoria da CMB desde 25 de junho de 2019.

Acesse o currículo completo no Linkedin

Saudir Luiz Filimberti, diretor de Inovação e Mercado (DIRIM)

Bacharel em Administração de Empresas pela ULBRA - RS.

Com mais de 20 anos de trajetória com predominância no setor privado, possui experiência em Gestão de Serviços, Gestão da Qualidade e Satisfação do Cliente, através de atuação em diversos níveis funcionais na rede de concessionárias Ford, além de experiência em Gestão de Transporte e Logística, ao ter sido proprietário de empresa de transporte de passageiros e encomendas expressas com operação Regional, Nacional e Internacional.

No setor público, exerceu durante 3 anos e 6 meses as funções de Diretor-Geral Adjunto e Presidente do Conselho de Administração do DETRAN-RS, autarquia responsável pela condução das políticas de trânsito no Rio Grande do Sul. Nesta oportunidade, aprimorou sua experiência em Gestão Pública, Planejamento Estratégico e Gestão Estratégica, com destaque para implementação de Central de Serviços, Escritório de Projetos, Mapeamento de Processos, Home-Office, soluções tecnológicas para gestão e implementação de ferramentas de controle e avaliação de resultados.

Recentemente, vivenciou a experiência de residir durante 1 ano nos EUA, onde promoveu uma imersão na língua, cultura, política e economia americanas. Ao aprofundar os estudos nos segmentos de criptomoedas, blockchain e da nova economia digital, teve a oportunidade de atualizar o entendimento sobre as novas ferramentas e tendências para Governo Digital e como revolucionar a Gestão Pública através da tecnologia e inovação.

Acesse o currículo completo no Linkedin

Fábio Rito Barbosa, diretor de Gestão (DIGES)

Graduado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com Pós-Graduação e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de múltiplas especializações continuadas em diversas áreas, dentre elas Finanças Corporativas, Planejamento Estratégico, Auditoria, Controles, Projetos e Processos, como por exemplo Corporate Finance na London Business School.

Profissional com mais de 20 anos de vasta experiência em Gestão Administrativa Financeira e Gestão Estratégica Corporativa, participou de variados cases de sucesso em cargos de alta gestão na reconstrução de processos corporativos, na implantação de sistemas de gestão e na recondução de resultados financeiros sustentáveis empresariais, assim como no desenvolvimento e gestão de equipes de alta performance e na construção e monitoramento de metas e indicadores alinhados aos objetivos estratégicos organizacionais.

Membro e Executivo de Honra da Academia Europeia de Alta Gestão e convidado como coautor dos livros “Histórias de Sucesso 2” e “Memórias de Líderes da Alta Gestão - Um Legado para a Humanidade” com o objetivo de compartilhar experiências e cases de sucesso durante as trajetórias pessoal e profissional.

Acesse o currículo completo no Linkedin

Marcelo da Silva Corletto, diretor de Compliance (DICOP)

Graduado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e em Educação Física pelo Instituto Porto Alegre – ESEF/IPA.

Inscrito na OAB/RS sob o nº 50.470, em 09/2000, atuou por mais de 16 anos como advogado de empresas de pequeno, médio e grande porte, com destaque para indústrias de autopeças, metais mecânicas e de armas.

Advogou nas áreas trabalhista patronal, cível e contratos, comercial e bancária.

Prestou consultoria em questões jurídicas sobre responsabilidade civil, Direito Consumerista, Societário, Tributário, Propriedade Industrial, Ambiental e Direito Administrativo.

No setor público atuou como Coordenador Jurídico da SMDE – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre.

Foi Conselheiro de Administração na CEASA-RS, membro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Consumidor – CONDECON, membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente – COMAM, membro do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia – COMCET, membro da Comissão Consultiva do Código de Edificações – CCCE, e da Comissão de Alienação de Imóveis – CAI.

Acesse o currículo completo no Linkedin