Recursos Hídricos

O Reuso da Água

O manejo consciente dos recursos naturais é fundamental para garantir qualidade de vida para as gerações atuais e futuras. Atenta a isso, a CMB vem incluindo, sempre que possível, o reuso de água na especificação de novas tecnologias. Um dos grandes e recentes investimentos da empresa foi a aquisição de um sistema de reaproveitamento da solução de limpeza utilizada em processos gráficos. A solução é composta principalmente de água e tem como função remover o excesso de tinta deixado nos cilindros durante o processo de impressão de cédulas.


Sistema de reaproveitamento da solução de limpeza
Novo sistema de reaproveitamento da solução de limpeza utilizada em processos gráficos da CMB.


Inaugurado em abril de 2013, o sistema aponta para uma redução de cerca de 90% do consumo de água e de produtos químicos provenientes da rede pública de abastecimento, atingindo um reaproveitamento de mais de 30 mil litros por dia, até o fim de 2018. Adicionalmente, a CMB reduziu a quantidade de resíduos sólidos gerados no processo de tratamento dos efluentes e, consequentemente, diminui o seu envio aos aterros industriais, o que demonstra o alinhamento da empresa com as diretrizes estabelecidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010.


Tabela Solução Recebida x Solução Recuperada



Outro projeto que merece destaque é o novo sistema de tratamento de efluentes sanitários, que contempla o reuso da água tratada para uso na torre de refrigeração, em mictórios e nas descargas sanitárias, na irrigação de jardins e na lavagem de pisos e de veículos. Ele terá capacidade de tratamento de todo o efluente sanitário gerado na CMB em Santa Cruz e gerará, em torno de, 300 mil litros de água por dia, o que representará um expressivo ganho ambiental para a empresa e a sociedade.