Reconhecimento

CMB é reconhecida por projeto de reflorestamento - Programa Benchmarking Brasil

A CMB ficou em 11º lugar, entre 58 empresas, no ranking dos detentores das melhores práticas de sustentabilidade do País do Programa Benchmarking Brasil 2015. A premiação aconteceu em 02 de julho em São Paulo, e o case foi o projeto de Reflorestamento com espécies nativas de mata atlântica em áreas degradadas da Reserva Biológica União, no RJ, que contempla o plantio de mais de 200 mil mudas.

A escolha do localidade foi feita por ser o habitat do mico leão dourado, espécie ameaçada de extinção e que ilustra a cédula de R$ 20, fabricada pela CMB.


Premiação Benchmarking Brasil 2015
Equipe do Departamento de Meio Ambiente e Qualidade recebe o Prêmio Benchmarking Brasil.

Premiação Benchmarking Brasil 2014

Com o case “Gestão Total de Resíduos Sólidos”, a Casa da Moeda do Brasil garantiu o 14º lugar no ranking dos detentores das melhores práticas de sustentabilidade do País.

O prêmio foi recebido em São Paulo, pela gerente da Seção de Controle Ambiental (SECA), do Departamento de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional, Lívia Batalha. Tal premiação evidencia o alinhamento das boas práticas da CMB com a sustentabilidade.

Certificação conferida ao case de Ações Sustentáveis em Gráfica da Instituição Casa da Moeda do Brasil.


Premiação Benchmarking Brasil 2014
Equipe do Departamento de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional - DESMS, recebe o Prêmio Benchmarking Brasil.

5º Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade da Rede A3P

O Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade da A3P é promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, com o objetivo de internalizar os princípios de sustentabilidade socioambiental nos órgãos e entidades públicas. Em sua primeira participação, a Casa da Moeda (CMB) foi a vencedora da categoria Uso/Manejo Sustentável dos Recursos Naturais, com a apresentação do case “Reaproveitamento de água em processo gráfico – Sistema Aquasave”. O troféu foi entregue pela Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, em premiação realizada em Brasília, onde a CMB foi representada pelo Superintendente do Departamento de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional – DESMS, Marcos Pereira e a Gerente da Seção de Planejamento Ambiental – SEPL, Érika Queiroz.


Quinto Prêmio A3P
Izabella Teixeira, Ministra do Meio Ambiente, entrega ao Superintendente do Departamento de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional – DESMS, o prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade da Rede A3P.

Em virtude deste reconhecimento, a CMB recebeu o Selo A3P Laranja.


Certificado Laranja

Além disso, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) conferiu à Casa da Moeda o Selo A3P: Verde, que reconhece o empenho da instituição na implementação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).

A Casa da Moeda formalizou sua adesão à Agenda em 2010. Desde então, a empresa vem desenvolvendo ações voltadas aos cinco eixos temáticos do Programa: gestão de resíduos, licitação sustentável, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização de capacitação dos servidores, uso nacional dos recursos e construções sustentáveis.

Em agosto, a CMB encaminhou ao MMA o relatório das iniciativas desenvolvidas em 2013, onde foram destacadas diversas ações, como o Programa de Coleta Seletiva, o Plano de Gestão Total de Resíduos, as campanhas internas de vacinação e a ginástica laboral.


Certificado Verde

Prêmio Selo Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes – INPRA

No dia 02 de dezembro de 2014, em cerimônia realizada em São Paulo, o Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes – INPRA – concedeu a Casa da Moeda do Brasil, na categoria Gestão Socioambiental Responsável, o Prêmio Socioambiental Chico Mendes 2014. O objetivo deste Prêmio é reconhecer, estimular e certificar o compromisso com as boas práticas socioambientais das instituições através da difusão de exemplos que tenham como princípio a sustentabilidade, a justiça social e o respeito à vida.

A Casa da Moeda se submeteu a avaliação do corpo técnico do INPRA composto por especialistas nas áreas de Direito Ambiental, Gestão de Negócios, Gestão Pessoal, Gestão Ambiental e Biólogia. “Encaminhamos um relatório com as iniciativas desenvolvidas pela CMB, destacando Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE), o inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs), o Plano de Reflorestamento e o Sistema de Tratamento de Efluentes”, informou o Superintendente do Departamento de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional (DESMS), Marcos Pereira.

Após a avaliação do INPRA, a CMB foi atestada como apta a receber o Selo Verde deste mesmo Instituto e a participar do Prêmio Socioambiental Chico Mendes. Este Selo reconhece o empenho da instituição na implantação de modelos inovadores e ações socioambientais que contribuem para o desenvolvimento sustentável.

De acordo com o Diretor de Tecnologia, Marcone Leal, “o Selo Verde e o Prêmio Socioambiental Chico Mendes são reconhecimentos importantes das ações relacionadas à sustentabilidade desenvolvidas pela Casa da Moeda dentro e fora da empresa”.


Selo Verde 2014
O superintendente do Departamento de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional – DESMS, Marcos Pereira, recebe o Prêmio Socioambiental Chico Mendes 2014.

Premiação Benchmarking Brasil 2013

Com o case “Reaproveitamento de água em processo gráfico (Sistema Aquasave)”, a Casa da Moeda garantiu a 17ª posição, entre 85 instituições inscritas, no 11º prêmio Benchmarking Brasil, um programa de incentivo à sustentabilidade que reconhece as empresas com as melhores práticas socioambientais do país.

O prêmio foi recebido pelo Diretor Vice-Presidente de Tecnologia, Marcone Leal no auditório do Tribunal Regional Federal, em São Paulo. Segundo o diretor, além de ser motivo de orgulho estar inserido entre as empresas que buscam incorporar estratégias sustentáveis em sua gestão, a participação no evento foi uma oportunidade de conhecer práticas ambientais mais modernas e avançadas no mercado brasileiro.

Certificação conferida ao case de Ações Sustentáveis em Gráfica da Instituição Casa da Moeda do Brasil..


Certificado do Prêmio Benchmarking Brasil 2013
Professor José Roberto Kassai, da USP, entrega ao Diretor Vice-Presidente de Tecnologia, Marcone Leal, o certificado do Prêmio Benchmarking Brasil 2013.

Empresa Verde

Em maio de 2013, a Casa da Moeda do Brasil foi notícia na revista “Isto é Dinheiro”, na coluna de “Sustentabilidade”, pela aquisição do sistema Aquasave, que permitiu aumentar a capacidade do tratamento de efluentes gerados pela produção de cédulas e, ainda, o reaproveitamento de 90 % da água utilizada na solução de limpeza dos cilindros impressores, o que representam aproximadamente 23.700 m³/ano.

A publicação da matéria foi um reconhecimento ao compromisso da Casa da Moeda em ser uma empresa lucrativa com responsabilidade socioambiental.

- Visualize aqui o Clipping da matéria Moeda Consciente da revista “Isto é Dinheiro”