Museu Casa da Moeda do Brasil

A Casa da Moeda do Brasil comemora a conclusão do restauro do Museu Casa da Moeda do Brasil, prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que abrigou o primeiro museu do Brasil. Aberto para a visitação pública desde 9 de março de 2018, o Museu ficou fechado por cerca de 30 anos.


Fachada do Palacete
Fachada restaurada do Museu Casa da Moeda do Brasil.

No primeiro andar do Museu, o público vai encontrar a loja de colecionismo numismático do Clube da Medalha, a exposição “Quando nem tudo era gelo” do Museu Nacional, além de duas mostras permanentes da Casa da Moeda: a de acervo histórico da CMB e outra que apresenta os elementos de segurança das cédulas da segunda família do Real, intitulada Nota Real.


Loja do Clube no Palacete
Loja de Numismática e Colecionismo.



Vídeo da exposição “Quando nem tudo era gelo”.


Tombado pelo IPHAN em 2016, o Museu é uma construção eclética, de traços neoclássicos, com feição palaciana do início do século XX, sem os traços originais da antiga sede do Museu, em estilo “barroco-brasileiro”. As fachadas originais do prédio estão associadas ao período de transição que marcou a passagem da arquitetura da fase colonial para a neoclássica.

Com cerca de 200 anos de idade, o Museu Casa da Moeda do Brasil é um prédio de grande valor histórico, especialmente para a memória da pesquisa científica do país. O Museu abrigou a primeira instituição de pesquisa do país, a Casa de História Natural e foi nesse imóvel que Dom João VI abrigou o primeiro museu do país, o Museu Real, criado por decreto em 6 de junho de 1818.


Acervo Exibido no Palacete
Acervo Histórico da CMB.


Exposição Nota Real
Exposição Nota Real.


Exposição Nota Real
Papel Fiduciário, Bichos do Real entre outros.


Exposição Nota Real
Notas do Real em todas as dimensões, cores e temas.

Visite o Museu Casa da Moeda do Brasil

Endereço: Praça da República, 26, Centro
Entrada: Gratuita

Horário de Funcionamento

Terça a sábado, de 10h às 16h.